20 fevereiro 2006

Poder e Política

A palavra política vem de Politheia, termo grego que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou cidade-estado (Wikipedia). A política é uma das várias representações do poder e pode ser considerada uma transferência de poder para outrem. Ao elegermos um político estamos dando a ele o poder de tomar várias decisões sobre uma cidade, estado ou nação em nosso lugar. A função de um político é decidir pelos melhores interesses para a comunidade e de cada indivíduo.

O poder político pode ser considerado a representação maior de o que é realmente o poder. A dominação de um país significa a dominação de toda uma comunidade onde as leis, a ordem e a justiça são controladas por um grupo de pessoas, que no caso da democracia, foram escolhidas para representar toda a população.

A Revolução Francesa é o exemplo de como é importante o poder político. A burguesia já possuía o poder econômico, porem ela necessitava do poder político, pois sem esse poder ela ainda estava pressa às vontades da nobreza e não possuía autonomia para tomar as melhores decisões para os seus negócios.

Após a revolução a política passou a ser dividida em três poderes: o legislativo, o executivo e o judiciário. O legislativo tem o poder de elaborar leis reestrutura-las, ou renova-las. Já o executivo tem como principal tarefa à execução das leis criadas pelo legislativo. É exercida pelo chefe do Governo e auxiliado por ministros ou secretários. E o poder judiciário tem o poder de julgar as leis e garantir a execução das mesmas leis.

Podemos ver o abuso de poder dentro da política através de vários regimes autoritários onde o povo não tem como se manifestar ou escolher seus representantes. É tirado do povo o poder de votar.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home