19 fevereiro 2006

O que é Poder?

Da analise do verbete descrito por Norberto Bobbio, podemos perceber um conceito diferente do julgado por uma idéia geral, que:

o poder é entendido como algo que se possui:como um objeto ou uma substancia (...) que alguém guarda num recipiente. Contudo, não existe Poder, se não existe, ao lado do individuo ou grupo que o exerce, outro individuo ou grupo que é induzido a comportar-se tal como aquele deseja.

Dessa forma entende-se o poder social não como uma coisa ou a sua posse , mas sim uma relação interpessoal.
O autor também divide o poder em dois “tipos”, o poder potencial e o atual. Assim, ele define o poder atual como a ação consumada, que foi realmente realizada. Exemplo disso é algo estipulado por um pai e realizado por um filho.
Já o poder potencial é estipulado pelo autor de acordo com a influencia que um indivíduo pode exercer sobre outro. Desta forma , exercer o poder implica, antes de tudo, ter a possibilidade de exercê-lo. Por exemplo, o patrão, que não precisa monitorar o tempo todo o trabalho de seu subordinado, pois se este não desenvolve bem o seu trabalho, aquele pode privá-lo de seu pagamento. Assim, somente a ameaça do não pagamento faz com que o patrão exerça influencia sobre seu subordinado.
Logo se conclui que o poder não deriva simplesmente da posse ou uso de certos recursos, mas também da capacidade de influencia de um individuo ou grupo sobre outrem.

http://www.facom.ufba.br/etnomidia/poder2.html


BOBBIO, Norberto (org) Dicionário de política. Brasília:Ed.UNB, São Paulo: Imprensa Oficial, 2000. Verbete: Poder. Pgs.933 a 942.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home